BANNER

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Shiller ressalta cegueira do Brasil com bolha imobiliária: "me senti nos EUA de 2005" - InfoMoney

Fonte: http://www.infomoney.com.br/mercados/noticia/3113345/shiller-ressalta-cegueira-brasil-com-bolha-imobiliaria-senti-nos-eua

Neste post o também renomado economista, Robert Shiller, emite uma opinião diametralmente oposta à opinião de Ricardo Amorim. Leia, compare e deixe seu comentário. Opulentia.


Não é a primeira vez que o laureado com o prêmio Nobel de Economia em 2013, Robert Shiller, alerta para o risco de uma bolha imobiliária no Brasil. E, desta vez, o economista ressaltou em entrevista para a rede de televisão norte-americana PBS as suas impressões durante passagem ao Brasil, entre agosto e setembro em 2013, antes de ser premiado em conjunto com Eugene Fama e Lars Hansen. E as impressões não foram das melhores. Em entrevista ao jornalista Paul Solman em meados de dezembro, Shiller fez especial menção ao Brasil, destacando que o País está passando por um “enorme boom imobiliário” e que poucos estão dando se conta disso.

Apesar de estar no ar há cerca de um mês, o vídeo teve pouca repercussão no País, contando, até as 9h20 (horário de Brasília) desta quarta-feira (8), com 976 visualizações. Shiller afirmou que os brasileiros estão com o mesmo tipo de mentalidade que os norteamericanos há oito anos atrás, antes de explodir a crise do subprime, em 2008. Além disso, fez mais um sinal de alerta: o boom imobiliário está sendo interpretado como um sinal de emergência econômica pelos brasileiros e, de acordo com ele, as “forças patrióticas” estão cegando a população.

Confira a entrevista na íntegra abaixo. Confira o vídeo da entrevista aqui:
Paul Solman: Eu sei que você não gosta de fazer previsões e acha que elas são tolas, mas eu não estarei fazendo meu trabalho se não perguntar ao senhor Shiller do índice Case-Shiller: o que nos diz sobre o mercado imobiliário neste momento?

Robert Shiller: É um fenômeno muito interessante para mim que existam bolhas em tantos países diferentes ao redor do mundo, como no Brasil. Eu estive lá há alguns meses atrás. Eles estão passando por um enorme boom imobiliário e que parece ser… bem, eles não têm quaisquer dados. Eles não estão prestando atenção. Eles não tinham índices de preços imobiliários até poucos anos atrás. Agora, todo mundo está falando sobre isso e eles estão
bem entusiasmados.

PS – Apesar de no mundo, na Irlanda, na Espanha e nos EUA, ter havido explosões espetaculares de suas bolhas imobiliárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *